Campos marcados com um asterisco * são obrigatórios
Texto de Ajuda

Dados de Formação

Texto de Ajuda

Dados Profissionais

Texto de Ajuda
Texto de Ajuda
Texto de Ajuda

     Basta você finalizar este cadastro para que sua presença seja confirmada na V Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

    Clique no quadrado

    Considera-se uma dimensão de análise de um Sistema Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SRCTI) o agrupamento de fatores de análise que caracterizam esse sistema, segundo composição (dimensão Institucionalização), ambiente (dimensões Infraestrutura, Desenvolvimento regional e Mercado), mecanismos e estrutura (dimensões Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação).

    Este questionário busca avaliar essas dimensões do SRCTI, tendo em vista a composição de um cenário sobre CTI de Santa Catarina, que permita identificar rotas e perspectivas futuras para o desenvolvimento do Estado. Assim, convidamos você a contribuir para ampliar conhecimentos e ideias sobre CTI.

    Questionário

    Campos marcados com um asterisco * são obrigatórios

    Se você respondeu sim, você deve realizar as inscrições, na aba "Inscrições" (caso ainda não tenha feito isso).

    As vagas serão disponibilizadas de acordo com critérios específicos e estão sujeitas a confirmação.
    IMPORTANTE: Caso você confirme participação, você deverá (i) estar presente durante todo o dia das sessões de trabalho, (ii) não poderá transferir a participação para terceiros, e (iii) não representará sua instituição de vínculo. Você representará o setor de participação de sua instituição.

    Neste estudo, definimos atores regionais de CTI como sendo as instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, empresas e indústrias, órgãos governamentais e sociedade organizada residentes em sua região. Considerando todas essas organizações e o seu papel no desenvolvimento regional, como você avalia o conjunto dessas organizações quanto à presença de todos os tipos de atores de CTI (diversidade), à autonomia com que as decisões são tomadas em sua região, ao grau com que esses atores conseguem influenciar nas políticas de desenvolvimento e à confiança e transparência com que desenvolvem suas relações?

    De forma geral, como você avalia a infraestrutura de seu sistema local de CTI quanto a: (i) energia, água e saneamento (infraestrutura); (ii) estradas, ferrovias e aeroportos (mobilidade e transporte); (iii) telefonia móvel e internet (comunicações); (iv) marco regulatório; e (v) acesso a financiamento a capital de giro e empreendedorismo (acesso a recursos financeiros).

    De forma geral, como você avalia os seguintes fatores estruturais, culturais, de potencial e de ênfase setorial no crescimento econômico e na fixação e atração de pessoas e empresas para seus municípios: (i) equipamentos e pessoal em saúde; (ii) ações pública, empresarial e da sociedade sobre a inclusão social; (iii) empreendedorismo; (iv) cultura e entretenimento e (v) diversificação de segmentos econômicos?

    De forma geral, como você avalia os seguintes fatores relacionados ao mercado de sua região: (i) profissionalização das empresas; (ii) comprometimento dos empregados e empregadores nas relações de trabalho; (iii) abrangência do mercado e dos competidores; (iv) incentivos ao desenvolvimento econômico; e (v) efeito tributário na competitividade da região.

    De forma geral, como você avalia os seguintes fatores relacionados à educação em sua região: (i) educação básica; (ii) oferta de educação superior e técnica; (iii) recursos humano; e (iv) pós-graduação?

    De forma geral, como você avalia os seguintes fatores relacionados ao desenvolvimento científico em sua região: (i) pesquisadores e grupos de pesquisa (recursos humanos); (ii) laboratórios (infraestrutura); (iii) recursos para ciência (incentivos); (iv) redes de colaboração; e (v) qualidade e impacto da pesquisa e da produção intelectual produzida?

    De forma geral, como você avalia os seguintes fatores relativos à capacidade regional potencializar tecnologias: (i) geração de tecnologia; (ii) uso de TICs na gestão organizacional; (iii) oferta de soluções e serviços via TIC; (iv) tecnologias sociais e (v) transferência de tecnologia?

    Entendendo a inovação como sendo a principal resultante de um sistema local de CTI em gerar valor social e econômico de forma sustentável e competitiva, como avalia os seguintes fatores relacionados à inovação em sua região: (i) perfil de inovação (em relação ao potencial de geração de valor); (ii) presença de agentes de inovação e profissionais especializados; (iii) relações entre os atores, habitas de inovação (parques e incubadoras) e investimento público e empresarial (indutores); e (iv) práticas de propriedade intelectual?